Como encontrar e atrair o meu publico na internet? Publico-alvo nicho persona e técnicas
Olá amigo empreendedor, amiga empreendedora, sejam muito bem vindos ao "PodEmpreender", um podcast feito por 2 amigos empreendedores digitais para você que já empreende ou quer empreender, mas que ainda não está gerando resultados na internet. Aqui compartilharemos nossos conhecimentos e experiência de uma maneira clara, direta e aplicável ao seu dia a dia. Eu sou o Eugenio Telles - e eu sou o Alexandro Santos
Eu quero agradecer ao Maurício do Parques Play City, Amauri Brasa e Beer, Alexandre Mr. Cat Méier, turma da Banda Línguas de Fogo, Sirlei grande irmão.
Existem algumas técnicas que ajudam a definir com clareza seu público e a nāo perdê-lo de vista. Já ouviu falar em buyer persona ou apenas persona? Essa é uma técnica que dá personalidade ao seu público, dá um rosto a ele. Mais que isso, definir uma persona é dar um nome também. Vamos a um exemplo: sou dono de uma clínica de estética no centro do Rio de Janeiro. Pela proximidade de grandes empresas, defini que meu público-alvo é composto por mulheres que trabalham no centro, tem entre 25 e 60 anos, ocupam cargos gerenciais ou administrativos, possuem graduação com renda superior a R$4.000,00. Beleza? Definimos então nosso nicho e público alvo. Vamos então descrever uma mulher que represente bem esse nicho? Paula é gerente de RH de uma multinacional no centro do Rio, mora em Botafogo e tem 32 anos. Além do trabalho, faz uma pós graduação EAD, é uma mulher bem instruída e amante de atividades ao ar livre. Gosta de caminhar, correr, fazer trilhas e tomar um chope com as amigas. Sua aparência reflete sua auto estima e ela se preocupa em estar sempre bem de corpo e mente. Está sempre compartilhando suas experiências profissionais e de lazer em seu Instagram, um de seus passatempos preferidos.
Conseguiram visualizar a Paula? É comum também escolher um rosto para estampar essa persona, pode ser de uma foto de internet mesmo. Joga aí no Google imagens e escolhe um rosto para a Paula. Considerar a personalidade da Paula e seus hábitos de vida e consumo serão muito importantes na hora de trazer um novo tratamento para a clínica, pensar em um protocolo que seja mais rápido para que ela possa realizar todas as suas atividades diárias. A decoração e o ambiente da clínica também precisam atender às expectativas de uma mulher de seu perfil, bem como os preços.
E na internet, o que devemos fazer para atrair mais Paulas e corresponder às expectativas dela? Uma vez conhecendo os hábitos de comportamento e consumo de nossa Persona, poderemos identificar quais canais de Internet são usados por ela. No caso da Paula, vimos que ela é uma usuaria frequente do Instagram, portanto esse seria um bom canal para encontrar mais Paulas. Que outros hábitos e interesses tem minha persona? Conheça o seu público. Uma vez que você o escolheu e o definiu, interaja com ele para conhecer seus hábitos, descobrir seus interesses, seus hobbyes, suas dores. Você pode fazer isso através de uma conversa informal, uma pesquisa de satisfação ou uma campanha de email marketing com esta finalidade e ai você oferece uma recompensa para quem construir com sua pesquisa oferecendo um brinde ou um desconto. Não é fácil? Sandro, diz aí, o que eu posso fazer então pra colocar isso na prática?
Se você já tem sua empresa, um público construído mas quer conhecê-lo melhor, pegue o cadastro de seus clientes, monte uma mini pesquisa e envie-a por WhatsApp ou e-mail. Se você tiver uma carteira de clientes variada, escolha um subgrupo com características em comum ou determine o perfil de cliente ideal, também conhecido como PCI. Imagine que a Paula, a persona do exemplo acima, é uma cliente real e que você gostaria de que todos os outros clientes fossem como ela. "Ah, como eu gostaria que todo cliente fosse como a Paula, paga direitinho, não reclama, colabora com feedbacks e explica com clareza seus objetivos". Pronto, esta aí o seu PCI. Envie sua pesquisa para seus clientes e descubra quais deles tem hábitos semelhantes aos de Paula. No fim da pesquisa você terá informações valiosíssimas sobre o seu público para escolher o melhor canal para começar sua presença digital na internet, tema do nosso próximo episódio.
Se você ainda não tem uma empresa, identificou um nicho de mercado para atuar e quer conhecer mais do seu público, você pode realizar a mesma técnica com amigos, colegas de trabalho ou conhecidos que estejam dentro do perfil definido no nicho. Faça perguntas relevantes que colaborem para a definição dos seus hábitos de consumo e de comportamento. Cuidado para não montar uma pesquisa com muitas perguntas que podem minar o interesse do seu entrevistado.
Se você quer ser um influenciador digital ou trabalhar como afiliado de produtos digitais, essa técnica também será útil para você, porque você vai poder conhecer melhor seus interesses e seus hábitos. Se você está à procura de usuários que tenham hábitos semelhantes aos seus, compartilhe suas atividades diárias, profissionais ou pessoais, ideias e reflexões. Essa é uma ótima forma para atrair pessoas que compartilham os mesmos interesses. Depois você vai se aprofundando e conhecendo-os melhor para oferecer produtos que estejam alinhados as suas necessidades e às suas expectativas.
Bom, pra fechar esse segundo episódio do PodEmpreender, vamos compartilhar com vocês alguns modelos de pesquisa para você utilizar com seus clientes.


