Como encontrar e atrair o meu publico na internet? Publico-alvo nicho persona e técnicas

Como faço para encontrar o meu público-alvo na internet? Essa é uma pergunta de ouro que será respondida neste episódio. Mas antes de respondê-la, temos uma pergunta muito importante para fazer pra você: você sabe qual é o seu público alvo?
Eu sou o Eugenio Telles - e eu sou o Alexandro Santos - e este é o "PodEmpreender".

Olá amigo empreendedor, amiga empreendedora, sejam muito bem vindos ao "PodEmpreender", um podcast feito por 2 amigos empreendedores digitais para você que já empreende ou quer empreender, mas que ainda não está gerando resultados na internet. Aqui compartilharemos nossos conhecimentos e experiência de uma maneira clara, direta e aplicável ao seu dia a dia. Eu sou o Eugenio Telles - e eu sou o Alexandro Santos

e você deu play no "PodEmpreender".
Na semana passada inauguramos este podcast com o episódio "minha empresa não está na internet. Por onde começar?" e queremos agradecer a todos que ouviram, compartilharam e nos enviaram feedbacks. Foi algo motivador e que confirmou nosso sentimento de acertamos nessa nova empreitada.

Eu quero agradecer ao Maurício do Parques Play City, Amauri Brasa e Beer, Alexandre Mr. Cat Méier, turma da Banda Línguas de Fogo, Sirlei grande irmão.
Quero mandar um grande abraço aqui ao Emanuelle, Alessandro da ForFire, ao meu primo Julio que também é empreendedor da área de comunicação e fez algumas perguntas bem bacanas que já entraram na nossa pauta aqui pra gente gravar, e inclusive já pautou esse 2º episódio, minha irmã Karine (segue no insta karinelaterra), ao Alex mansour lá de Portugal
Vamos lá, essa pergunta é uma pergunta crucial tanto para empreendedores tradicionais, que ainda não ampliaram seus negócios para a internet, mas também para empresas que já possuem uma presença digital, como para produtores de conteúdo, influenciadores, galera que trabalha com produtos digitais, afiliados e por aí vai.
"Qual é o seu público alvo"? Essa é a pergunta que fazemos a você, e é possível que você nos responda da seguinte maneira: "olha, os clientes que eu atendo aqui na minha empresa são assim, assado, etc etc". Seria mais ou menos assim a sua resposta? Bom, se for, esse é o primeiro erro que você já cometeu e que precisa corrigir antes de empreender na internet: público alvo não é aquele que você atende, que vai até a sua empresa, mas é aquele que você escolhe atender. Percebe a diferença? Pode ser que você tenha aberto sua empresa ou página, perfil em rede social com uma expectativa de público ou audiência X, mas acabou recebendo um público diferente daquele que você queria. Aí por força da demanda, você se adaptou para pagar as contas, para continuar atendendo, e tal. Mas concorda que isso te tirou do seu foco? Público alvo não é aquele que foi até você, mas é aquele que você escolheu atender, aquele que você quer atender, aquele para o qual você vai direcionar toda a estratégia da sua empresa, as ações de marketing, a linguagem, o layout da sua loja ou o layout das suas publicações, do seu site, enfim, quando você tem um público alvo bem definido, todas as suas decisões terão ele como guia. Agora, isso não quer dizer que você não possa atender clientes que tenham um perfil diferente do seu alvo. Quer ver um exemplo?
Faz sentido pra você? Público alvo então não é aquele que vai até você, mas aquele que você deseja atender. Público alvo também não é todo mundo. Se seu alvo é todo mundo, então você não tem alvo algum. Restringir o seu público é, na verdade, ampliar suas oportunidades. Vamos aprofundar nisso já já. Portanto, tenha um foco. Defina o seu público. A partir dessa escolha, todas as suas ações terão como objetivo atender às expectativas desse público, resolver suas dores, seus anseios, isso marcará o seu posicionamento no mercado e fará com que mais clientes do mesmo perfil cheguem até você.
Vamos à prática então: para escolher o seu público, antes você escolherá um segmento: por exemplo: alimentação, beleza e estética, automotivo, construção, negócios, etc. Um segmento de mercado representa um grande grupo de consumidores com características semelhantes. Em um segmento haverão muitas empresas, logo muitos concorrentes para atender um grande grupo de consumidores. Para criar um diferencial competitivo, você deverá então analisar esse grupo maior e identificar grupos menores, com características mais específicas, necessidades mais particulares.
Quando você encontra esse subgrupo, você encontra então um nicho. Grandes oportunidades estão nos nichos. Quanto mais restritas são as características de um subgrupo dentro de um segmento, menor o número de empresas concorrentes, maior o número de oportunidades. É claro que você precisa identificar um nicho que tenha demanda para o serviço ou produto que você oferece. Restringir seu público alvo não é reduzir suas oportunidades, pelo contrário. Sua atuação restrita e seu posicionamento bem definido farão de você uma referência no seu mercado, no seu nicho ou segmento e fará com que você ultrapasse barreiras, sejam elas físicas ou digitais.
Quando você tiver um nicho de mercado definido, você deverá se ocupar em conhecer as dores desse consumidor, quais as necessidades dele que não estão sendo atendidas, quais as expectativas que eles tem, quais os seus hábitos de consumo. Quanto mais você conhecer das necessidades do seu público, mais informação você terá para oferecer serviços e produtos relevantes, mais direta será sua comunicação e mais resultados você obterá. E veja: se você tiver grande relevância para o seu público, ele não se importará de pagar mais caro por aquilo que você oferece. Veja a reputação dos médicos, por exemplo: se você sabe que um determinado médico tem grande reputação e alto índice de sucesso em seus tratamentos, você não se importará de pagar mais caro para ter a cura que tanto busca.
Antes de prosseguir, vamos dar uma recapitulada: público alvo é uma fatia de um mercado consumidor, de um segmento, que é escolhido por você. Sua escolha será baseada em atender a necessidades específicas de um grupo específico, de um nicho, assim você terá uma atuação bem específica, com menos concorrentes e melhores resultados. Torne-se uma referência, uma autoridade.

Existem algumas técnicas que ajudam a definir com clareza seu público e a nāo perdê-lo de vista. Já ouviu falar em buyer persona ou apenas persona? Essa é uma técnica que dá personalidade ao seu público, dá um rosto a ele. Mais que isso, definir uma persona é dar um nome também. Vamos a um exemplo: sou dono de uma clínica de estética no centro do Rio de Janeiro. Pela proximidade de grandes empresas, defini que meu público-alvo é composto por mulheres que trabalham no centro, tem entre 25 e 60 anos, ocupam cargos gerenciais ou administrativos, possuem graduação com renda superior a R$4.000,00. Beleza? Definimos então nosso nicho e público alvo. Vamos então descrever uma mulher que represente bem esse nicho? Paula é gerente de RH de uma multinacional no centro do Rio, mora em Botafogo e tem 32 anos. Além do trabalho, faz uma pós graduação EAD, é uma mulher bem instruída e amante de atividades ao ar livre. Gosta de caminhar, correr, fazer trilhas e tomar um chope com as amigas. Sua aparência reflete sua auto estima e ela se preocupa em estar sempre bem de corpo e mente. Está sempre compartilhando suas experiências profissionais e de lazer em seu Instagram, um de seus passatempos preferidos.

Conseguiram visualizar a Paula? É comum também escolher um rosto para estampar essa persona, pode ser de uma foto de internet mesmo. Joga aí no Google imagens e escolhe um rosto para a Paula. Considerar a personalidade da Paula e seus hábitos de vida e consumo serão muito importantes na hora de trazer um novo tratamento para a clínica, pensar em um protocolo que seja mais rápido para que ela possa realizar todas as suas atividades diárias. A decoração e o ambiente da clínica também precisam atender às expectativas de uma mulher de seu perfil, bem como os preços.

E na internet, o que devemos fazer para atrair mais Paulas e corresponder às expectativas dela? Uma vez conhecendo os hábitos de comportamento e consumo de nossa Persona, poderemos identificar quais canais de Internet são usados por ela. No caso da Paula, vimos que ela é uma usuaria frequente do Instagram, portanto esse seria um bom canal para encontrar mais Paulas. Que outros hábitos e interesses tem minha persona? Conheça o seu público. Uma vez que você o escolheu e o definiu, interaja com ele para conhecer seus hábitos, descobrir seus interesses, seus hobbyes, suas dores. Você pode fazer isso através de uma conversa informal, uma pesquisa de satisfação ou uma campanha de email marketing com esta finalidade e ai você oferece uma recompensa para quem construir com sua pesquisa oferecendo um brinde ou um desconto. Não é fácil? Sandro, diz aí, o que eu posso fazer então pra colocar isso na prática?

Se você já tem sua empresa, um público construído mas quer conhecê-lo melhor, pegue o cadastro de seus clientes, monte uma mini pesquisa e envie-a por WhatsApp ou e-mail. Se você tiver uma carteira de clientes variada, escolha um subgrupo com características em comum ou determine o perfil de cliente ideal, também conhecido como PCI. Imagine que a Paula, a persona do exemplo acima, é uma cliente real e que você gostaria de que todos os outros clientes fossem como ela. "Ah, como eu gostaria que todo cliente fosse como a Paula, paga direitinho, não reclama, colabora com feedbacks e explica com clareza seus objetivos". Pronto, esta aí o seu PCI. Envie sua pesquisa para seus clientes e descubra quais deles tem hábitos semelhantes aos de Paula. No fim da pesquisa você terá informações valiosíssimas sobre o seu público para escolher o melhor canal para começar sua presença digital na internet, tema do nosso próximo episódio.

Se você ainda não tem uma empresa, identificou um nicho de mercado para atuar e quer conhecer mais do seu público, você pode realizar a mesma técnica com amigos, colegas de trabalho ou conhecidos que estejam dentro do perfil definido no nicho. Faça perguntas relevantes que colaborem para a definição dos seus hábitos de consumo e de comportamento. Cuidado para não montar uma pesquisa com muitas perguntas que podem minar o interesse do seu entrevistado.

Se você quer ser um influenciador digital ou trabalhar como afiliado de produtos digitais, essa técnica também será útil para você, porque você vai poder conhecer melhor seus interesses e seus hábitos. Se você está à procura de usuários que tenham hábitos semelhantes aos seus, compartilhe suas atividades diárias, profissionais ou pessoais, ideias e reflexões. Essa é uma ótima forma para atrair pessoas que compartilham os mesmos interesses. Depois você vai se aprofundando e conhecendo-os melhor para oferecer produtos que estejam alinhados as suas necessidades e às suas expectativas.

Bom, pra fechar esse segundo episódio do PodEmpreender, vamos compartilhar com vocês alguns modelos de pesquisa para você utilizar com seus clientes.

Você ouviu ao "PodEmpreender", um oferecimento ConsulttWeb e GeniusDesign.

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